Brasil: Mulheres na política. Políticas das mulheres

A inserção da mulher brasileira na política - da colônia portuguesa aos dias atuais

Com a cientista política Ana Prestes

Conteúdo
para refletir e transformar

Neste curso, a cientista política Ana Prestes trata da história do ingresso das mulheres brasileiras no espaço público e no mundo da política. Desde a América portuguesa aos dias atuais. Como se deu a formação do Brasil patriarcal, a sistemática exclusão das mulheres do espaço público e da política, o caminho das brasileiras para sua inserção na sociedade e na política. Principais pautas defendidas pelas mulheres ao longo dessa história, conquistas alcançadas e ainda por alcançar.

É para você?

Brasileiras e brasileiros que queiram conhecer melhor o lugar reservado às mulheres no Brasil, ao longo de sua história. Curiosos sobre como as mulheres romperam as fronteiras da invisibilidade e passaram a pautar a política nacional. Estudantes, professores, investigadores, militantes e ativistas dos movimentos em geral.

Programa

Módulo 1: Da América portuguesa à República - onde estavam as mulheres?

  • Aula 1 - Brancas, negras e indígenas – onde estavam as mulheres na colônia? O tripé da fundação do Brasil: concentração de terra, patriarcado e escravidão. A violência como força fundadora do país.
  • Aula 2 - O iluminismo, as revoluções Industrial e Francesa e a independência dos EUA influenciam as ações e os debates sobre a participação das mulheres na sociedade e na política brasileira. O legado de Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft.
  • Aula 3 - O debate sobre o lugar da mulher na sociedade e na política ao final do século XVIII e início do século XIX no Brasil. Dona Leopoldina e a Independência de 1822. A Constituição de 1824. O projeto de reforma eleitoral de José Bonifácio de 1834.
  • Aula 4 - A lei educacional de 1827 e a exclusão das mulheres. O papel de Nísia Floresta. O nascente movimento feminista nos EUA e a influência no Brasil. Mulheres brasileiras já se envolvem em lutas por acesso à educação, abolicionismo e direito à participação política.
  • Aula 5 - A mulher brasileira oitocentista no abolicionismo, na busca por educação e o direito ao voto. A Lei Saraiva e o primeiro voto feminino (Isabel Mattos). As mulheres brasileiras na nascente República e na Constituinte republicana de 1891.

Módulo 2: Do sufragismo à eleição da primeira presidente da República e ao #EleNão

  • Aula 1 - Leolinda Daltro e o Partido Republicano Feminino (1910). Bertha Lutz e a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1922).
  • Aula 2 - O sufragismo feminino brasileiro dos anos 20 e 30. A exclusão das mulheres negras na luta sufragista. As primeiras parlamentares eleitas.
  • Aula 3 - Mulheres brasileiras em tempos de ditadura (1937-1945/1964-1985). As conquistas do período de redemocratização e consolidação democrática - anos 80, 90 e 2000. A evolução dos direitos das mulheres no Código Civil – de 1916 a 2002.

Aprender, interagir, refletir, aplicar

As aulas acontecem on line e o participante terá um canal de dúvida direto com o professor, além de ser convidado para lives.
Todos recebem certificado.

Sobre Ana Prestes

  • Socióloga. Cientista política.
  • Doutora em Ciência Política (UFMG).
  • Pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).
  • Doutoranda em História (UnB).
  • Analista Internacional.
  • Pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.
  • Autora do livro infantojuvenil Mirela e o Dia Internacional da Mulher (Lacre/Anita Garibaldi) e coautora do livro infantojuvenil Minha Valente Avó (Quase Oito).

Construa visão crítica sobre o mundo ao seu redor

Descontos exclusivos para sócios e membros da Fórum.

Torne-se um.

GARANTIA TOTAL

Garantia incondicional de satisfação, você tem até 30 dias para decidir, com toda calma. Se não se apaixonar pelo conteúdo, o valor integral do seu investimento é devolvido. Sem burocracia, sem chateação.

Risco Zero